Já se cadastrou no Pix? Saiba como usá-lo em favor do seu negócio
Entenda como cadastrar a chave de acesso e utilizar o novo sistema de transações financeiras instantâneas
Desde o dia 5 de outubro é possível fazer o cadastramento das chaves de acesso ao Pix, sistema de transações financeiras instantâneas do Banco Central que permitirá realizar pagamentos e transferências de dinheiro 24 horas por dia, sete dias por semana, em até 10 segundos.
A previsão é que o sistema esteja operando a partir do dia 16 de novembro.
O sistema promete dar um novo fôlego aos negócios, já que o dinheiro será liberado imediatamente na conta dos lojistas. Além disso, os Microempreendedores Individuais (MEIs) e pessoas físicas não poderão ser tarifados no caso de envio e recebimentos de transferências e no pagamento de compras.
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Além de agilizar os pagamentos direto no caixa, o Pix também promete encurtar as etapas das compras feitas no e-commerce. Como não será mais preciso aprovar dados bancários, na prática, o carrinho não será mais necessário.
"O custo será menor que nos demais meios eletrônicos, facilitando a automatização e conciliação dos pagamentos", diz Carolina Sansão, gerente de inovação e tecnologia da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).
Com a previsão de oferecer outras funcionalidades futuramente, como saque de dinheiro em lojas, links de pagamento e até biometria, a inovação também deve reduzir a necessidade de circulação de dinheiro físico, que tem uma logística cara, totaliza R$ 10 bilhões ao ano, de acordo com a federação.
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Mas, enquanto outras novidades não chegam, a prioridade é o cadastramento da chave de acesso.
Para aproveitar melhor os recursos do novo sistema em benefício do seu negócio, a especialista da Febraban responde a seguir algumas das principais dúvidas dos empreendedores em relação ao novo sistema:
ONDE ENCONTRAR O PIX?
O ícone do Pix está dentro do aplicativo bancário ou no internet banking do cliente pessoa física ou empresa, assim como outras funcionalidades do tipo DOC e TED, por exemplo.
A chave Pix vincula as informações básicas do usuário aos dados completos que identificam a conta onde se realizam as transações bancárias (identificação da instituição financeira ou de pagamento, número da agência, número da conta e tipo de conta).
COMO CADASTRAR A CHAVE DE ACESSO?
Algumas instituições optaram por realizar um pré-cadastro da chave Pix com seus clientes antes de 5 de outubro. Porém, dessa data em diante os bancos têm de confirmar com os usuários o efetivo cadastramento das chaves.
Feita essa confirmação via app ou internet banking, basta finalizar esse cadastro seguindo o 'passo a passo' fornecido pelos bancos. É possível cadastrar quatro tipos de chaves para utilização no ícone do Pix:
• Número de CPF/CNPJ;
• Endereço de e-mail;
• Número de telefone celular
• EVP (Uma sequência alfanumérica de 32 dígitos que, após solicitação do cliente ao seu banco, será enviada pelo Banco Central à instituição, e com ela será possível criar um QR Code)
Uma pessoa jurídica poderá vincular até 20 chaves para cada conta transacional que possua, e a pessoa física poderá vincular até 5 chaves para cada conta. Caso o comerciante queira cadastrar chaves Pix em instituições diferentes, as informações das chaves de endereçamento também deverão ser diferentes.
O cliente terá total flexibilidade para mudar as chaves entre as contas, assim como excluí-las.