Como inovar na divulgação do seu pequeno negócio em tempos de pandemia
No Mês da Inovação, Sebrae estimula que empresários saibam aproveitar as oportunidades na internet para anunciar e vender seus produtos e serviços
No Mês da Inovação, Sebrae estimula que empresários saibam aproveitar as oportunidades na internet para anunciar e vender seus produtos e serviços
19/10/20 às 08:00 - Por: Redação
A pandemia do coronavírus provocou um salto de inovação em muitos segmentos econômicos, acelerando a transformação digital de negócios em todas as cadeias produtivas. Com as medidas de isolamento social impostas para evitar o contágio da doença, os empresários tiveram que buscar soluções inovadoras para continuar em contato com os clientes e oferecer seus produtos e serviços. Um tipo de inovação que ficou bastante evidente nos últimos meses diz respeito justamente às novas formas de ampliar a presença digital das empresas. Em outras palavras, essa inovação está relacionada aos canais de distribuição dos produtos ou serviços no mercado, bem como aos pontos de venda.
A inovação na presença virtual do negócio tornou-se uma questão de sobrevivência para a maioria das empresas, principalmente diante da mudança do comportamento do cliente que passou a consumir intensamente pela internet. Uma pesquisa qualitativa realizada pelo Sebrae, entre os meses de maio e junho, acerca do enfrentamento da pandemia pelos pequenos negócios, mostrou que, na opinião desses empresários, medidas como o uso de canais digitais e as ações de marketing e relacionamento online, especialmente nas redes sociais, são mudanças que vieram para ficar.
“A primeira coisa que o empresário tem que ter em mente é que o seu negócio deve estar onde está o seu cliente. Por outro lado, com o mundo cada vez mais globalizado e digital, estar nas redes sociais ou na internet, de uma forma geral, é uma questão de sobrevivência. Não dá mais para dizer que, se der tempo, o empresário vai fazer um post nos perfis das redes sociais da empresa. Tem que ser uma prioridade”, destacou o analista de Inovação do Sebrae, Marcus Vinicius Bezerra.
Neste Mês da Inovação, o Sebrae preparou uma ampla programação para sensibilizar e mostrar para os donos de pequenos negócios que é possível inovar sem grandes custos, que a inovação vai muito além do uso de tecnologia. Ainda dá tempo de conferir os painéis e conteúdos que foram desenvolvidos especialmente para este mês. Clique aqui para saber mais.
Pensando nos empresários que ainda estão com dificuldades para inovar na presença dos seus negócios, a Agência Sebrae de Notícias (ASN) ouviu especialistas na área e apresenta algumas dicas a seguir:
1. Saiba marcar presença na Internet de forma efetiva
Não adianta apenas criar um perfil nas redes sociais e achar que ter curtidas garantirá as vendas. Se você tem ou já teve uma loja física, sabe como é importante torná-la bonita e atraente para o seu cliente. Portanto, seu perfil nas redes sociais ou a página da sua loja virtual deve ser tratada como a vitrine do seu negócio. Exponha o seu produto ou serviço com fotos bem feitas e imagens próximas do real. Além disso, não perca a chance de interagir com os seus clientes. Investir um pouco do seu tempo para se capacitar, de modo a atuar de forma profissional na internet, trará ganhos para o seu negócio. No Portal Sebrae são oferecidos cursos online, gratuitos, sobre marketing digital e vendas. Somente entre março e agosto deste ano, houve um crescimento de 63% no número de inscrições nesses cursos, com 1,6 milhão de matrículas efetuadas.