CARAVANA DO PFOR
Durante a primeira reunião da Caravana do PFor, Facesp demonstra como o Plano de Fortalecimento (PFor) tem oferecido as condições
Caravana do PFor: Facesp investe no fortalecimento da rede de Associações Comerciais
Por meio do Plano de Fortalecimento (PFor), a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) encontrou uma forma de oferecer as condições ideais para que a rede associativista possa se consolidar na defesa das micro e pequenas empresas (MPEs).
Com o PFor, as ACs da rede Facesp também passaram a ter acesso aos recursos e as ferramentas que garantirão a estrutura física e tecnológica e os recursos humanos necessários, os quais possibilitem a ampliação da oferta dos produtos e dos serviços que a Federação coloca à disposição por meio do seu rico portfólio. Na prática, isso significa autonomia financeira.
“O associativismo está sendo valorizado como nunca antes. Vamos ter um sistema fidelizado, perene, forte, independente e cada vez mais indispensável”, afirmou o presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto. “O PFor está sendo monitorado, divulgado e aperfeiçoado de maneira constante. Este programa vai contribuir para que a nossa rede mostre toda a sua força e se consolide como a verdadeira representante do empreendedorismo, das MPEs e da livre iniciativa”, completou Cotait.
O investimento realizado pela Facesp na rede associativista está sendo divulgado para as Associações Comerciais de todo o Estado, por meio da Caravana do PFor, que teve a primeira reunião realizada nesta segunda-feira (18/10), na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Os convidados da reunião de estreia foram os presidentes e os executivos das Associações Comerciais das Regiões Administrativas (RAs) do Grande ABC (RA 02), do Alto Tietê (RA 03) e da Metropolitana Oeste (RA 04). Também participaram da reunião o diretor da Boa Vista SCPC, Alexandre Kanbach, e o vice-presidente da Facesp, Ary Russo.
Na próxima quinta-feira (21), a Caravana estará em São José do Rio Preto e, na sexta-feira (22), vai até Franca.
O superintendente-geral da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos, ressaltou que o Plano de Fortalecimento é feito de forma planejada, estritamente legal e tendo como base a fidelização da AC com a rede, usando como metodologia a Matriz de Fidelização, elaborada pela Superintendência Geral da Facesp. Um esquema que alia a performance da Associação Comercial com o comprometimento com a rede associativista.
“As Associações precisarão estar fidelizadas e com produtos e serviços com boa performance. O PFor valoriza a fidelização e o crescimento conjunto. As Associações Comerciais podem se ajudar mutuamente, com o foco no crescimento integral do sistema”, afirmou Natanael.
AVALIAÇÕES
“O Plano de Fortalecimento não é um programa de conveniência momentânea. Ele foi concebido pensando na perenização da nossa rede, que, para ser perene, precisa trabalhar em rede e ter condições de melhorar a gestão e se modernizar”, frisou o vice-presidente da Facesp e deputado federal, Marco Bertaiolli.
“Com o PFor, a Facesp passou a dar oportunidades a todas as entidades, sejam elas grandes ou pequenas. Estamos diante de um marco para a nossa rede”, afirmou o vice-presidente da RA 03 - Alto Tietê, Francisco Eudo Quintino.
“Vem em uma hora importante, em que as ACs precisam deste apoio institucional. Vamos, agora, trabalhar para aumentar a nossa participação no município, seja no aspecto institucional da defesa dos interesses da classe empreendedora e também na oferta dos serviços”, avaliou o vice-presidente da RA 4 - Metropolitana Oeste, Moacyr Correa Felix.