ACIT alerta sobre golpe que promete limpar o nome
Nessa última semana, a Associação Comercial e Industrial de Taubaté vem registrando diversos casos em que os consumidores que possuem alguma dívida em aberto e estão inscritos em banco de dados de proteção ao crédito, estão sendo alvos de fraude por supostos representantes dessas instituições.
ACIT alerta sobre golpe que promete “limpar o nome”
Nessa última semana, a Associação Comercial e Industrial de Taubaté vem registrando diversos casos em que os consumidores que possuem alguma dívida em aberto e estão inscritos em banco de dados de proteção ao crédito, estão sendo alvos de fraude por supostos representantes dessas instituições. Eles oferecem descontos substanciais para regularização e pagamentos de dívidas, com o intuito de “limpar o nome”, ou seja, deixar o consumidor positivo perante o mercado para que possa adquirir novos créditos.
Várias dessas pessoas foram abordadas via telefone por esses supostos representantes, não só do SCPC, mas também de outros bancos de dados de proteção ao crédito, oferecendo condições extremamente atrativas para que consumidor faça a adesão ao formato de quitação, inclusive, oferecendo a possibilidade de envio de boleto como forma de dar credibilidade a negociação.
Mas, infelizmente, o consumidor constata foi vítima de "golpe" ao verificar que, mesmo após o pagamento, seu nome continua inscrito no banco de dados de proteção ao crédito.
O departamento jurídico da ACIT esclarece que o consumidor deve ficar atento aos descontos ou condições muito especiais e aconselha que as renegociações de dívidas sejam efetuadas e/ou confirmadas na sede da Associação ou, ainda, diretamente nas empresas credoras.